quarta-feira, abril 2

La Vie En: Shanghai - China (por Laura Bernardes) #1

Quando publiquei aqui o primeiro post da coluna da minha amiga Juliana Costa sobre seu intercâmbio australiano, deixei um cliffhanger com promessa de surpresa. Ta que eu não fiz questão de ser muito discreta e já dava pra imaginar que a novidade seria mais uma colunista/correspondente maravilhosa aqui pro blog, mas vocês até que podem fingir surpresa né? Hahaha...
A segunda colunista em questão é minha amiga Laura (Laurinha para os íntimos), que também é uma super brasileira que se encontra atualmente morando do outro lado do mundo, mais precisamente na China.
A quantidade de horas dentro de um avião pode ser parecida, mas o motivo da viagem da Laurinha foi bem diferente do da Ju. Bom, melhor deixar ela explicar tudo pra vocês.

Oi gente! Meu nome é Laura tenho 15 anos. Nasci em Brasília mas por causa do trabalho do meu pai, vivo me mudando desde pequena. Já morei na Bélgica e na Colômbia e recentemente me mudei para China e estou morando em Shanghai faz mais ou menos um ano. Estou aqui a pedido da Teddy, umas das minhas melhores amigas, pra contar da minha vida na China, já que é um país que desperta tanta curiosidade!
Me mudar pra China foi uma das maiores e melhores experiências da minha vida. No início, eu e meus pais íamos nos mudar para Nova York  e eu estava muito feliz já que é uma das minhas cidades favoritas e não fica tão longe do Brasil. Quando descobri que ao invés de Nova York viríamos pra China, confesso que não fiquei nada animada e muito assustada! Descobrir que teria que sair do Brasil, deixar minhas amigas mais próximas e morar do outro lado mundo em um país com uma cultura totalmente diferente não foi nada fácil. A Teddy estava comigo durante todo esse processo e ela pode confirmar que não queria me mudar pra Shanghai de jeito nenhum! Hahaha
O dia finalmente chegou e eu e meus pais embarcamos na longa viagem de 27 horas (ou mais!) pra chegarmos a China. Ninguém merece tantas horas de voo! Enfim, assim que chegamos fomos direto pro Ritz-Carlton, o hotel que moramos por mais de dois meses até encontrarmos um apartamento. Logo de início, o choque cultural foi enorme. Começando pela lingua que até hoje, depois de um ano de aula, só consigo falar o básico hahaha
No início eu admito que nao gostei muito mas era mais por causa da saudade do Brasil. Demorou pra me adaptar mas o que ajudou muito foi a comunidade enorme de expatriados por aqui. Quando eu cheguei, meu grande medo era de ter que me adaptar a cultura chinesa totalmente e achei que seria muuuito difícil apesar de legal. Mas assim que a primeira semana passou, eu percebi o quanto Shanghai é internacional. Tem muitos restaurantes legais, shows (os Rolling Stones acabaram de aparecer por aqui!), boates e acabei percebendo que Shanghai é uma Nova York oriental, criando situações engraçadas de mistura de culturas. Isso facilitou demais na adaptação e também é legal por que você consegue se sentir em casa mesmo estando em um lugar tão diferente!
Também amo o fato de ser uma cidade tão grande (com 23 milhões de pessoas!), bem diferente de Brasília hahaha isso me ajudou a ver quantas pessoas diferentes tem no mundo e quantas possibilidades eu tenho pro futuro, o que expandiu demais os meus horizontes. Minha escola é internacional então eu tenho muitos poucos amigos chineses. Por outro lado, essa mudança me deu a chance de conhecer pessoas de todos os lugares do mundo e fazer amigos pra vida toda. Outra coisa também é o fato de todos nós, ou maioria, estarmos muito longe de casa, o que nos torna bem mais próximos uns dos outros.
Vou aparecer por aqui sempre pra dar notícias do que ando fazendo e mostrando pra vocês mais um pouquinho dessa cidade que eu adoro! Se quiserem me seguir no Instagram (@laurambernardes) eu posto várias fotos de la! Um beijo!  
A Laurinha é uma das minhas melhores amigas e eu to super ansiosa pra ver o que ela vai escrever sobre a China. Querendo ou não, é um país que desperta uma curiosidade enorme! Tanto as minhas ideias quanto as dela estão fluindo a mil. E vocês, alguma coisa especial que querem saber sobre o grande asiático?

2 comentários:

  1. Nunca pensaria ir pra China.. haha, acho que deve haver algum preconceito sobre la ainda... por isso amei o post!! e espero o proximo! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tem muito preconceito e o trabalho da Laurinha é justamente desmistificar essa China que tem na cabeça de todo mundo e muitas vezes não condiz com a China como ela é de fato.
      Beijos!!

      Excluir

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!