domingo, maio 25

La Vie En: Shanghai - China (por Laura Bernardes) #4 As unhas das chinesas

Quando me coloco no lugar da Laurinha, tendo que me desprender completamente da minha estrutura de vida pra me adaptar a um ambiente inteiramente novo, não vejo meu maior problema como sendo o choque cultural, a língua ou até as novas amizades, mas sim aquelas pequenas coisas que as vezes nem levamos em questão, como academia, aula de pilates, dentista, depiladora, manicure... E é sobre essa última que a Laurinha vai esclarecer dúvidas hoje. Muito interessante, pois já é de senso comum que as unhas asiáticas são sempre bem extravagantes e diferentes, e hoje vamos ficar sabendo um pouquinho mais sobre as técninas ching-lings de cuidar delas!
Oi meninas! O meu assunto de hoje são as unhas chinesas sempre tão  extravagantes e muuuuuito decoradas! As unhas que as chinesas adoram, representam claramente o espirito chinês e os homens curtem usar unhas muuuito compridas. 
As unhas compridas dos homens é um hábito cultural que me choca e me chama a atenção desde que cheguei. É um horror! Muitos usam a unha comprida apenas no mindinho ou no polegar, e como muitos hábitos na China, pode ser explicado voltando lá atrás na história chinesa. Os homens usam unhas grandes para representar poder e seu status na sociedade. Como? Na China antiga, a divisão social era: imperador, os cidadãos comuns, e a maior parte, os trabalhadores do campo. Os camponeses não conseguiam manter nem as mãos nem as unhas limpas, e muito menos as unhas grandes. Então, hoje em dia, os homens que usam as unhas grandes mostram que tem um trabalho “limpo” e de “respeito” que permitem manter e usar as unhas neste shape. Nem sempre são os mais ricos que as usam! Por exemplo, a maioria dos motoristas de táxi adooooram, apesar de trabalharem duro. Mesmo sendo um hábito cultural antigo, é algo que impressiona pela falta de higiene e pelo tamanho. 
Já as mulheres gostam, não só de unhas grandes, mas quanto mais extravagante melhor! Vemos pelas ruas vários estilos diferentes mas, normalmente, sempre, sempre muuuito extravagantes! As chinesas adoram brilhantes, stickers, unhas multicoloridas, imagens em 3D, mini fotos, caractéres e muuuuito brilho, além de serem adeptas da “filha única”. E claro! Paixão nacional: unha de gel! De modo geral, as mulheres chinesas são extremamente vaidosas e tentam se diferenciar uma das outras ou de um grupo de outro, exagerando em suas produções, e as unhas, evidentemente, não poderiam escapar deste processo. 
Fazer as unhas por aqui é uma atividade levada a sério. Muito a sério! Os salões são mais como nail bars, específicos para as unhas. As cadeiras parecem cadeiras de massagem e servem chazinhos ou água quente (que depois vou explicar). Os esmaltes ficam expostos numa prateleira ou pintados em unhas postiças. As manicures chinesas não tiram cutícula, e se tirarem é beem de leve. Outro ponto interessante é que elas não são como nós, que ao pintar as unhas, não nos importamos em borrar o esmalte. Elas são muito cuidadosas e não borram nada!! Na primeira passada, o esmalte já esta perfeito, e o pau de laranjeira é totalmente inutilizado. Ah! Ia me esquecendo, não se sai do salão com a unha úmida, as manicures colocam nossas mãos num aparelho que secam as unhas, enquanto passam óleos secantes. 
Os salões chineses são tão femininos que chegam a ser doces! Fazer a unha varia de preço de lugar pra lugar. Fazer a mão simples pode chegar a 30 reais e as de gel a 80. Essas mais loucas, o céu é o limite! 
O post de hoje foi curtinho, mas achei legal contar sobre estas extravagâncias chinesas e quem vier a Shanghai, fará a unha! O grande medo da minha mãe que ao vir pra cá passou horas no computador procurando informações hahaha 
Beijos!!
Eu não fazia ideia dessa história das unhas compridas dos homens! E o que são essas unhas de acrílico? Uma festa a fantasia das nails, carnaval todo dia! Amei esse post, matou minha curiosidade total! Fiquei com vontade de fazer as unhas na China agora, alguém me acompanha? 

Um comentário:

  1. Parabéns Laura! Vc está indo muito bem com seus posts! E escrever é uma questão de treino, de captar a maneira certa de conquistar seu público. Se realmente esse for seu objetivo, é apaixonante. E escrever sobre a China, bem... sou suspeita, mas é divertido, intrigante e te instiga a buscar mais e mais. Beijo enorme e conte comigo para o que precisar. Muito Sucesso! Na China ou em qualquer lugar desse mundo pequeno! =]

    ResponderExcluir

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!