segunda-feira, maio 26

Thereza Matos ensina a fazer batons e lipbalms artesanais

Todo mundo tem aquela amiga com dotes artesanais. Sabe aquela pessoa que simplesmente tem o dom da criação? Consegue visualizar de forma objetiva aquilo que quer fazer e pronto; sem drama nem bagunça, ta ela lá arrasando nos DIYs sambando na cara das desastradas tipo eu, que não conseguem nem apontar um lápis direito.
A Thereza, minha amiga companheira das fofocas de sala (hahaha, não pode faltar né?) é a exemplificação viva disso! Repara bem; estavámos nós na sala, conversando sobre a tal da Mink, impressora que, ao invés de imagens, imprime maquiagem, quando ela solta um "Ah, mas pra mim nem faria tanta diferença, eu já faço batons mesmo". Oi? Como assim você faz batons? E foi quando ela me explicou sobre como ela mesma tem uma receita top pra fazer batons e lip balms do zero, misturando alguns ingredientes e preparando da maneira correta (tipo receita de bolo mesmo haha). Claro que tinha que rolar uma compartilhada aqui no blog né? Fotografei os potinhos da make artesanal e peguei com ela todas as infos necessárias pra replicar em casa então foca ai!


O primeiro passo para fazer seus próprios batons, da cor que desejar, é encher 1/3 de uma panela (pequena) com água fervente. Depois disso, é preciso que você pegue um recipiente de vidro, louça ou qualquer outro material que não seja plástico e o coloque em banho maria dentro da panela.
Agora entra a parte interessante; a cor dos batons "acontece" pela manipulação de, acreditem ou não, giz de cera! Não é tóxico e não tem nenhum problema em usar! A Thereza só recomenda que ele seja giz pastel a base de óleo, que é melhor para esse tutorial. Esse giz vai pra dentro do recipiente misturado a uma colher de chá de óleo de amêndoas/azeite/óleo de coco (de acordo com a Tets, qualquer um deles funciona super bem!). Na teoria, o processo termina aí, mas ainda tem uns adicionais legais, como essências variadas (os da Thereza são de baunilha, uma delícia, da vontade de comer!) e até sombra, que ajuda na pigmentação do batom. Também vale lembrar que, para um resultado mais matte o essencial é usar menos dos óleos, mas se o efeito desejado for mais cremoso mesmo ai pode caprichar!
Agora é só despejar esse liquido quente dentro da embalagem na qual você quer que seu batom novo fique (pode ser um potinho de vidro, acrílico, batom antigo...) e colocar por aproximadamente 1 minutinho no congelador pra ele solidificar. Passados 60 segundos no relógio, é só tirar, esperar ficar em temperatura ambiente e finalmente aproveitar seu batom novinho!


O lipbalm requer o mesmo processo, mas com uma pequena mudança nos ingredientes. Agora, o foco da receita é a vaselina, e nela você mistura o pigmento de opção (usando sombra ou blush, a cor do balm não passa para os lábios, usando giz sim) e, por fim, umas quatro gotinhas de essência. Eles ficam super consistentes e hidratam super bem (mérito da vaselina), além de dar aquela corzinha amiga que a gente ama.
Ah, e se você está se perguntando sobre a durabilidade dos cosméticos em questão, fique sabendo que a Thereza fez uma propaganda super positiva dos ingredientes "Saí de tarde e quando voltei a noite ele ainda estava inteirinho sem retoque!", botou moral.

Estou até agora chocada e doida pra testar essas receitas! Com certeza os batons artesanais não vão substituir os industriais na nossa necessáire, mas é um jeito bacana de testar novas cores e brincar com os pigmentos um pouco (imagina um batom azul pra uma fantasia de Halloween que top? Em dois minutos você faz pra se divertir exclusivamente naquela noite e pronto!). A Tets é cheia de "conhecimentos belezísticos" e eu achei esse o máximo, não é nada convencional, claro, mas é de fato algo divertido pra se tentar e, de quebra, multiplicar a possibilidade de tons que colorem a sua boca.

4 comentários:

  1. Uauuuuuu!!! Vou correndo comprar giz de cera kkkk
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra pra mim também Laura? Hahaha quero muito fazer!
      Beijos :))

      Excluir
  2. Gente, que babado! O.O
    Adoreeeeei a ideia - dica kkkkkk

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babado mesmo! Fico feliz que tenha gostado Pam! :)
      Beijos!

      Excluir

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!