quarta-feira, junho 25

Como combinar cores ditas "proibidas"

Desde que me entendo por amante de moda e seguidora fiel das regras do estilo (pensa numa Teddy de doze, treze anos até o fim desse parágrafo), ouço por todos os lados gente incriminando determinadas combinações de cores e tachando quem as usa de "brega", "cafona" ou coisa pior. Sempre levei essa frase em consideração na hora de me vestir, afinal, eu achava que "quebrar essa regra" seria um atentado a elegância e que eu estaria automaticamente mal vestida. Porem, ao longo dos anos, descobri outra frase, que substituiu a primeira sem nem mesmo pensar duas vezes; "Qualquer regra da moda pode ser quebrada, desde que com o minimo de bom censo e ponderação". E não é que é a mais pura verdade? E desde então, misturo qualquer cor que quiser, sempre com um olho clinico e mão leve para nunca exagerar (ou pelo menos exagerar na medida).
A coisa ficou mais tranquila quando as novas tendências de color blocking foram aparecendo para nos livrar desse medo, mas ainda assim vejo que é muito comum ter receio na hora de coordenar cores em particular dentro de uma produção. 


Preto + Marinho: Demorei pra engolir essa história de preto com azul marinho. Alguns anos atrás apenas a ideia dessas duas cores juntas me dava náuseas, hoje, sou apaixonada pela mistura. O jeito que mais gosto é no meio da brincadeira do ton-sur-ton, com versões mais vibrantes do azul colorindo uma peça, passando pelo azul mais fechado, chegando finalmente ao preto. Não sou muito fã quando uma única peça preta, ou uma única vestimenta azul fazem papel de "substituto" num look monocromático da outra cor, entende? Tipo assim "Ahh, to com vontade de all black e não tenho cardigan preto, vai esse marinho mesmo!". Pra mim fica com cara de mal pensado. Porém, um jeito alternativo e aind arriscado (mas mais válido) de fazer isso é investir no monocromático azul e jogar os acessórios todos pretos, por exemplo. Assim eu já gosto mais, assim eu já visualizo um look bacana.
Marrom + Preto: Outro tom que, na mentalidade popular, não vai muito com preto, é o marrom. Eu sou suspeita pra falar porque não sou muito chegada no marrom, só em acessórios e olhe lá (no final, a coisa se restringe basicamente ao couro e pronto). Mas ainda não sendo grande fã da cor eu não vejo muito fundamento em separar ela do preto. Olha como elas podem se dar bem juntas!; numa jaqueta caramelo jogada por cima de um vestidinho preto, nos acessórios ricos dando acabamento ao look all black, no metalizado marrom que fica quase um acobreado e da um efeito incrível misturado com o preto pra balada... São inúmeras possibilidades que dão certo, o negocio é testar sem preconceito!
Vermelho + Rosa: Não tenho certeza, mas acho que esse preconceito surgiu da mesma maneira do preto + marinho, pelas duas cores serem parecidas demais para criar um contraste, e diferentes demais para fazer um conjunto. Porem, nós todas sabemos que uma cor não tem apenas um tom; tem mais escuro, mais claro, mais aberto, mais neon e por aí vai... Por isso, o quanto mais você diferenciar ou igualar as duas, melhor. De um lado, existe a opção vermelho sangue + rosinha blush, que fica lindo e super inesperado. Da outra, o manjado pink + tomate, que já virou combo queridinho das blogueiras mundo a fora e já se provou uma combinação de peso. Tem que ter personalidade pra sustentar, mas aliviando nos acessórios e mantendo as proporções clean da pra todo mundo se divertir com a mistura.
Amarelo + Vermelho: Vai um BigMac aí? Hahaha O amarelo canário + vermelho sangue foram completamente estragados pela cadeia de fast-food, nem da pra pensar em combinar! Por isso, mais uma vez, temos que abranger nosso leque de cores e aumentar a possibilidade de tons, que é infinita! Então, que tal ao invés de pensar direto nas versões mais "primárias" da cartela, a gente não troca por outras possibilidades, como amarelo-limão, mostarda, vinho, coral escuro e por aí vai... Olha como o looks acima são lindos e nada Ronald McDonald! 
Bege + Cinza: Essa eu tenho que admitir que não gosto. Talvez por não "me encontrar" muito no bege, ou por gostar de cinza apenas em algumas ocasiões. Mesmo assim, não posso deixar de admitir que, em determinados looks, o conjunto dessas cores fica bacana. O engraçado é que elas são cores opostas, mas similares. Quase como primas, sabe? Porém por ambas serem muito apagadas o ideal é dramatizar nas proporções e cortes, jogar um brincão incrível ou um salto de cair o queixo (pra trazer mais graça ao look, evidentemente).
É divertido brincar com cores e descobrir mais possibilidades dentro delas, e não tem porque deixar o medo de errar impedir a gente de explorar o arco-iris ao seu máximo. Assim, arriscando misturas e quebrando regras (sempre com bom censo, claro) surgem combinações inesperadas e resultados surpreendentes.

P.S.: Reconheceu esse post? Ele é uma reedição do "Combinando cores "proibidas"", da fase antiga do blog. Dei uma carinha mais 2014 a ele e voilá, reciclagem de post! Hahaha

6 comentários:

  1. Não sei se as combinações neutras entram em proibidas. Agora as cores primarias sempre foram meio difíceis de aceitar mesmo. Eu não uso, não porque a moda dita, até porque eu acho que no tempo atual essa questão esta mais liberada, eu não uso porque não sou muito fã mesmo, rs


    Adorei seu post!!
    Vem me visitar?! ❥
    Um beijo
    Yasmin

    Blog:http://fashionfinissima.blogspot.com.br/
    Brechó:http://brechofinissimas.loja2.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E engraçado que, mesmo sendo neutras, elas ainda despertam um certo preconceito. Como disse no post, toda e qualquer "regra" da moda pode ser quebrada se o bom senso estiver ao lado.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Você poderia fazer um post com as suas amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda uma tag dedicada só a elas! É só clicar no link "mes amis" na nuvem de assuntos que você vai encontrar posts dos mais variados tópicos featuring as minhas amigas :)
      Beijos!

      Excluir
  3. teddy ansiosa pra ver seu quarto desde o blog antigo!! haha bjos

    ResponderExcluir

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!