quarta-feira, julho 9

A beleza da maquiagem árabe

Assim como qualquer outro aspecto da vida que é influenciado pela cultura, a maquiagem, por ser uma forma de representação do padrão de beleza de um grupo, também é diferentemente usada e explorada em cada país. Penso nas britânicas e como elas abusam de cílios e bronzer, por exemplo. Aí penso nas brasileiras, que gostam de tudo leve e natural. E por fim penso nas árabes, que tem imposto seu estilo "exagerado" e super dramático de uma maneira que tem feito mulheres ao redor do globo chorarem por um maquiador do oriente.
Tenho observado esse fenômeno crescer a um bom tempo, e depois da explosão frenética do contouring (técnica que abusa do chiaro-scuro em pontos estratégicos do rosto pra fazer aquele "photoshop" ao vivo básico) que tem nos apresentado inúmeros "antes e depois" vindos de toda parte, a vontade de aplicar um pouco mais das técnicas árabes ao nosso cotidiano de beleza só cresce!


Eu, particularmente, sou obcecada por cinco aspectos em especial: a) a pele perfeita que apesar de levar 99382931831 quilos de produto não fica com cara de massa corrida b) os formatos super puxados que eles fazem no olho, passando sombra embaixo atééé quase a bochecha haha c) o uso de vermelho nos olhos, que é uma cor super impensada mas que fica incrível quando misturada com marrom e um pouco de preto d) a atenção que eles dão às sobrancelhas, fazendo um meticuloso trabalho de reconstrução e "engordamento" e por último e) a liberdade que eles tem em usar lentes de contato coloridas, assimilando-as como parte indispensável da maquiagem. São tantas diferenças se comparado ao jeito que as brasileiras e seus maquiadores vêem o mundo dos cosméticos que pode até ser um choque, mas também uma baita experiência de aprendizado pra fazer maquiagens cada vez mais bafônicas. Na internet, por exemplo, tem incontáveis videos onde maquiadores profissionais arrastam seu árabe, indiano ou hebreu e mostram como coordenar esse drama todo. Alguns tem legenda, outros a gente fica sem entender nadica mesmo, mas só de observar bem já da pra captar a ideia!


Esse é um dos meus videos favoritos do Shamoa, maquiador árabe que faz as noivas mais incríveis e super ousa nas cores e formas. O canal dele é cheinho de videos tops, infelizmente não da pra entender muita coisa hehe


As noivas indianas são realmente incomparáveis, smokey eye preto vida!


Esse eu fiquei i-n-c-r-é-d-u-l-a quando assisti. O olho pode nem estar tão over the top, mas com certeza a importância de uma pele nunca foi tão frisada como nesse video


Por fim, um pouquinho de cor porque eles amam e definitivamente não tem medo de misturar

A internet esta recheada de tutoriais que ensinam a maestrar esse estilo de maquiagem, e o Youtube então, entupido de vídeos de pessoas do mundo todo que não tem medo de exagerar na sombra (esses acima não são nem uma fração, eu me segurei e muito pra não colocar tipo trinta). 
Evidente que esse não é um estilo de maquiagem muito prático ou próprio para o dia a dia, mas o que fica para o cotidiano são as pequenas coisas e, claro, a ideia de dramatizar. Eu já uso e abuso desses truques, mas ainda tenho que segurar muuuito deliniador até virar uma Shamoa da vida hahaha

P.S.: Queria agradecer às pessoas que me desejaram melhoras! A virose, que depois acabou evoluindo para uma master amidalite, está quase indo embora e o ritmo dos posts já está mais do que de volta ao normal :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!