segunda-feira, julho 21

Apps e programas para enriquecer seu gosto musical

Já perdi a conta de quantas vezes disse por aqui que sou uma verdadeira rata de iPod. Tem toda uma tag pra provar que sou viciada em música, e de fato não consigo parar de falar sobre minhas descobertas musicais e o que eu curto escutar. Sobre isso, estava pensando recentemente na maneira em que descobrimos e nos apegamos a um hit. O rádio é sem dúvidas o maior contribuidor de novidades para nossa playlist, mas para alguém como eu, que não é lá muito fã do tipo de coisa que toca nas FMs, a procura por uma maneira mais interessante de renovar "Os Mais Tocados" é um pouco mais trabalhosa. Nessa, esbarrei com tecnologias que vem me conectando a bandas e artistas que super caem no meu gosto, e compartilhá-las eu devo. 


8 Tracks 
Sem dúvidas um dos meus aplicativos preferidos para descobrir músicas. Nele você seleciona tags que descrevem a sua "vontade musical. Em dois cliques ele te apresenta playlists compostas por gente do mundo todo que, com sorte, terão um gosto parecido com o seu. Conheci algumas das minhas bandas preferidas por meio do 8 Tracks e sempre que estou começando a enjoar do que estou escutando eu dou um pulo lá para ser apresentada a artistas que não conheço. É um verdadeiro eye opener pra quem tem um gosto levemente peculiar se tratando de notas e arranjos.
Indie Shuffle 
Descobri o indie shuffle completamente por acaso e, depois dele, descobri várias musicas que hoje estão entre as minhas preferidas. Na mesma dinâmica do 8 Tracks, o IS é um site onde você também pode selecionar seu conteúdo musical em cima de tags descritivas ou, mais interessante ainda, procurando por artistas que tenham um estilo parecido com outros músicos que você goste. Esse artificio é ótimo para aqueles momentos de "amo essa banda, mas já escutei tudo dela e quero novis!". Por fim, ele também é uma verdadeira wikipedia do cenário indie; cada faixa tem uma descrição e cada artista, sua biografia. Uma verdadeira biblioteca, em ambos os sentidos da palavra.
Shazan  
Esse eu imagino que todo mundo deva conhecer. Lembram do tempo em que escutar uma música bacana na rua significava anotar uma frase dela para pesquisar no google depois? Esses tempos estão definitivamente mortos e enterrados, pois depois do salva-vidas que é o Shazan, ninguém mais precisa ficar escravo do papel e caneta na hora da festa. Um clique e três segundos de espera já bastam para ele te informar que música está tocando. Não quer ficar puxando o celular o tempo todo? Tudo bem, programa ele no automático que o geniozinho vai guardar tudo quanto é música que tocar, até mesmo quando seu celular estiver guardadinho dentro do bolso. Tudo fica salvo em uma pasta que você pode visualizar depois. Por fim, é só pegar as especificações de tudo e fazer o download feliz e descomplicada!
Billboard 
Meio contraditório eu mencionar a ineficiência do rádio mas receitar o Billboard como uma opção interessante. Uma coisa está completamente ligada a outra, porém, vejo o Billboard como um "aviso" do que vai estar nos rádios daqui a alguns meses, me dando assim tempo o suficiente de aproveitar um hit antes dele ficar manjado haha. Voltando na terceira página então, coloca ai um bom semestre curtindo uma música "só sua". 
MyMedia
Mais para quebrar o galho do que para qualquer outra coisa, o MyMedia te permite baixar músicas diretamente do celular, sem precisar fazer aquele pit stop no computador antes de poder escutar suas novidades em paz. Tenho-o sempre em vista e não abro mão, pois se quero escutar uma música de imediato e não estou em casa, é a ele que recorro. É fácil; pesquisar, baixar, escutar. A música que você quer na hora que você tem vontade.

Essas são algumas das maneiras pelas quais eu descubro a maioria dos hits que aparecem nas minhas playlists. Nem irei frisar novamente o quanto isso toma meu tempo e o tamanho da obsessão que tenho por achar novidades musicais pro meu cotidiano. Quem compartilha esse sentimento pode e deve conferir todos esses apps acima, e quem ainda não está quite there yet vai se viciando ai que, num mundo completamente tomado por música, só se tem a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!