quarta-feira, julho 23

As personagens fictícias mais bem vestidas das telinhas

Dentro do universo do cinema, uma profissão sempre esteve entre as minhas favoritas; figurinista. Sem querer tirar o mérito do ator, claro, mas são eles que dão alma ao personagem e fazem o publico vê-lo exatamente como ele deve ser visto. Dentre os grandes momentos da moda dentro do cinema, podemos citar inúmeras vezes os papéis de Audrey Hepburn, além da eterna Carry Bradshaw e toda a galerinha de Gossip Girl. Porém, existem outros nomes que, apesar de terem menos visibilidade e não terem sido tão comentados quanto os citados acima, são alguns dos meus preferidos. 

Cher Horowitz, As Patricinhas de Beverly Hills
Já falei aqui da minha paixão eterna pelo filme As Patricinhas de Beverly Hills. Um dos motivos, sem dúvidas, é o guarda-roupa preppy de Cher, que tem o grande mérito de ser a primeira pessoa a me fazer gostar do estilo dos anos 90. São mais de vinte looks em duas horas e todos eles despertam desejo. Meus preferidos? O conjunto xadrez com a boina preta que toma meros dois segundos de filme, o vestido Calvin Klein branco que ela usa pra badalar com o gatinho (e ainda não descoberto gay) do Chris e o Alaia vermelho pelo qual ela quase morreu nas mãos de um assaltante. Sem exageros, Cher representa um objetivo de vida.


Penny Lane, Almost Famous
Recentemente assisti Almost Famous e resolvi que quero ser Penny Lane. E quem não quer? Naturalmente impecável (uma Kate Hudson de vinte anos mas carinha de quinze, pode isso?), queridinha das bandas de rock e, principalmente, musa fashion que personifica como ninguém o estilo dos anos 70. Ok, fazer a "boogie girl" muita gente consegue, mas o que é tão espetacular sobre o figurino de Penny (e sobre a estética do filme em geral) é exatamente o fato dele passar longe do caricato, traçando uma linha firme entre "fantasia" e "roupa do século 21". Nas produções dela, vemos muitas referências seventies, mas todas elas podem ser usadas hoje com a mínima adaptação. Adoro isso, pois permite que nos inspiremos literalmente no que Miss Penny Lane veste. 


Betty Draper, Mad Men 
Ainda sobre figurinos de época, a série Mad Men nos presenteou com a maior diva dos anos sessenta que a teledramaturgia americana já conseguiu inventar; Betty Draper. A esposinha perfeita do super publicitário Don Draper é tipo assim, a gêmea do mal da Grace Kelly. Linda, pura e lânguida, a loira é um dos meus personagens preferidos, mas não pela sua profundidade e diálogos complexos, e sim pelos vestidos sixties incríveis que ela desfila a cada cinco minutos de programa. Até pra passar o dia em casa sendo "a mulher ideal", Betty está sempre acompanhada de um bom batom vermelho e um universo de saias bufantes e candy colors. Já desenterrei as minhas!


Andy Sachs, The Devil Wears Prada
Chegando finalmente aos anos dois mil, tem um ícone que definitivamente marcou os amantes de filmes de moda e, porque não, de uma bela transformação. Andy, de O Diabo Veste Prada, passou os primeiros dez minutos de filme bem "patinha feia". Porém, com uma fada madrinha careca com óculos retrô e um pouquinho de Dior, não precisou nem de Bibdy Bobdy Boo pra ela se tornar it girl dos da cabeça às botas Chanel. São dezenas de looks maravilhosos que ela passa a usar, e, como eu tenho de ter meus preferidos, diria que o look do momento "você vai pra Paris e não a Emily", com os colares de pérolas está entre eles. Ah, a saia midi verde com o bolerinho e a clutch mostarda sempre me encanta também. E porque não o body com saia lápis e estola de pele escolhido para o encontro com aquele deus loiro de olhos azuis? São tantas produções bem pensadas que fica complicado de escolher. Acho que a gente se identifica né? Afinal, no fundo somos todas uma Miranda girl. 


Madison Montgomery, American Horror Story
Pulando de volta para as séries, a terceira temporada de American Horror Story me fez olhar a série com outros olhos. Por dois anos, AHS era para mim apenas casas mal assombradas e câmeras de tortura, mas quando Emma Roberts entrou pra série como aprendiz de bruxa, aí galera, a coisa mudou de figura. Madison, sua personagem, é tipo uma Blair loira com poderes sobrenaturais que usa muito preto e tem um flerte com o gótico que transcende seus looks. Mas o mais contraditório é que, apesar dela ser de fato uma bruxa e de seus looks representarem muito disso, ela também tem um pézinho no preppy e é muito, muito moderna. Tantas referências misturadas mas que juntas formam uma produção coesa, é nisso que está a chave para o estilo desejo de Madison.


Nicki Moore, The Bling Ring
Por fim, outra Emma que surpreendeu. Quando os trailers de The Bling Ring começaram a circular, fique surtada pois sabia que iria amar os figurinos. Houve muito frisson quanto a isso, e quando chegou a hora H não dava pra duvidar que eu iria ficar completamente apaixonada pelo estilo inesperado de Nicki, personagem de Emma Watson. Antes de dar o play, imaginava o guarda-roupa de Nicki bem "madame", com um exagero na "peruísse" e nos cortes sensuais. Mas à medida que via o filme, percebi que esse é apenas um dos muitos traços que compoem seu estilo, que coordena com harmonia os dois lados da vida de Nicki; adolescente "boazinha" em casa e party girl moderna que assalta as mansões dos famosos no tempo livre. Resultado: gostei muito mais. Assim, misturando uggs com jóias finas e shortinhos jeans com mega saltos, a maneira de se vestir de Nicki se tornou bem mais adaptável para a vida real. Pois querendo ou não, ela nos ensinou que da sim pra fazer a Paris na medida do que nossos dezessete anos permitem.


Existe um mundo de figurinos incríveis muito além do que nosso vão conhecimento abriga, e parte da diversão de assistir um filme, uma série ou até uma propaganda de iogurte é justamente incorporar ao nosso próprio estilo aquilo que nos agrada na maneira que seus personagens se vestem, se maquiam e se portam. Com um olho crítico e cuidado para não exagerar, o mundo das telinhas pode ser tão eficaz quanto um cartão de crédito numa loja.

4 comentários:

  1. adorei o post!!!!!!!!!
    Como é a sua rotina de estudo? você faz cursinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Não, não faço cursinho, apenas o Galois que já é uma escola bem puxada! Haha
      Beijos :)

      Excluir
  2. Boa!! mas faltou a principal haha a Blair bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei dela no começo! Concordo que ela é uma das principais, mas queria fugir um pouco dos clichês e falar um pouco mais dos figurinos que marcaram especialmente a mim :)
      Beijos!

      Excluir

Esse espaço aqui é de vocês meninas! Comentei, perguntem, conversem, tricotem... pode fazer de tudo menos falar mal da blogueira hahaha :)
Beijos!